Colangiografia
A colangiografia é um exame feito às vias biliares, para se poder ver o trajecto da bílis desde o fígado até ao duodeno. Este exame permite diagnosticar alguma obstrução à passagem da bílis, provocada por um tumor,cálculo (pedra) ou corpo estranho. Também permite verificar o funcionamento da ampola de vater, lesões, estreitamento ou dilatação dos ductos biliares.
Este exame pode ser feito por RX –colangiografia venosa, via endoscópica, trans-operatória – colangiografia transparietal, transcutânea ou trans-hepática e ressonância magnética. Nestes exames, a pessoa tem que estar em jejum e no dia anterior comer uma refeição ligeira, sem gordura.
Radiografia das vias biliares opacificadas
O exame é feito numa sala de RX, onde é administrado produto de contraste, através de uma veia. O contraste permite observar o trajecto da bílis.
Colangiografia endoscópica
Neste exame é introduzida uma sonda no aparelho de endoscopia, que é introduzido desde a boca até ao duodeno. A sonda é introduzida na Ampola de Vater, por onde é administrado o produto de contraste. De seguida é feito o Rx ao local do contraste.
Colangiografia trans-operatória
O exame é feito durante a cirurgia de remoção da vesícula biliar (colecistectomia). É administrado produto de contraste e realizados vários Rx.
Colangioressonância
O exame é feito através de ressonância magnética
Colangiografia
A colangiografia consiste em um exame das vias biliares que permite a visualização do trajeto que a bile percorre desde o fígado até o duodeno.
Por meio deste exame, é possível identificar obstruções do canal por onde a bile passa. Estas, por sua vez, podem apresentar diferentes etiologias, como tumor, cálculo biliar, parasita ou um corpo estranho. Também possibilita a verificação do funcionamento da ampola de vater (estrutura anatômica que representa o ponto de drenagem dos ductos pancreáticos e biliar comum), bem como lesões, estenose ou dilatação dos ductos biliares.
Existem diferentes