ARTIGO CIENT FICO
DANIZE SOUSA BRITO
CONCEITOS PARA A FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
FORTALEZA-CE
2015
Resumo:
Palavras-chave:
1. Introdução (espaçamento 1,5)
2. Conceito Neotomista
Neotomismo é um movimento de retorno à filosofia tomista da Idade Média, resgatada de tendências intelectuais modernas, a partir de 1879, por influência de uma encíclica do Papa Leão XIII. O neotomismo é a corrente filosófica que resgata o tomismo, a filosofia do pensador italiano Santo Tomás de Aquino, com o objetivo de resolver problemas contemporâneos. Para o neotomismo, toda a filosofia moderna, a partir de Descartes, constitui-se em erros e equívocos, responsáveis pela crise do mundo moderno. Na visão neotomista, os interesses de ideologia como o neoliberalismo ou comunismo por exemplo, ou até mesmo o governo, faz com que haja à perda dos direitos do ser humano a uma vida digna e tudo que ela conduz como: A liberdade, a saúde, o emprego e a habitação.
3. Conceito Positivista
O positivismo foi fundado por Augusto Comte em contraposição social, econômica e política são dos mesmos tipos das leis naturais, porém, o que domina na sociedade é uma organização semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural.
Através de um conflito mecânico de seres e forças, mediante uma luta por existência, ocorre uma seleção natural, no qual é, uma eliminação dos organismos mais imperfeito, sobrevivendo os mais perfeitos. O positivismo, enquanto método de análiseé uma concepção do mundo, é uma postura diante da realidade social. Esta postura consiste em tomar a objetividade como uma realidade social. Comte, entende que as ideias é que conduzem e transformam o mundo, e é a revolução da inteligência humana que comanda o acontecimento da história.
4. Conceito Fenomenológico
Husserl, aborda a ciência da consciência e de seus fenômenos e considera que não se trata de ciência destinada a dar explicações sobre o mundo e as coisas, ou