Cola Redes
Em redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede ou sub-rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes.
Spanning tree - O Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de Camada 2 executado em pontes e switches. A especificação para o STP é chamada de IEE 802.1D O principal objetivo do STP é garantir que você não crie loops quando tiver caminhos redundantes na rede. Os loops estão inoperantes em uma rede.
O algoritmo spanning tree coloca cada porta de bridge/switch no estado forwarding ou no estado blocking. Considera-se que todas as portas no estado forwarding em um dado momento estão na spannig tree ativa. O conjunto de portas no estado forwarding cria um único caminho pelo qual os quadros são enviados entre os segmentos.
1. A cada Bridge é associado um ID e a que possuir o menor ID na topologia física é eleita a Bridge Raiz (root bridge) da Árvore STP
2. Cada Bridge, exceto a Bridge Raiz, terá uma única Porta Raiz (root port) que será a que possuir o menor custo (largura de banda, saltos e/ou delay de propagação de frames) no caminho desta à Bridge Raiz. Pode ser determinada pelo STP ou pelo Administrador da Rede.
3. Para cada LAN, é determinada uma Bridge Designada que é aquela que possui o menor custo entre a LAN e a Bridge Raiz. A porta que conecta a LAN à Bridge Designada é denominada Porta Designada. Se duas Bridges tiverem o mesmo custo para atingir a Bridge Raiz, a que tiver o menor ID será considerada a Bridge Designada.
4. Portas Raizes e Portas Designadas são de encaminhamento (forwarding ports) e as demais são de bloqueio (blocking ports)
Velocidade de link
Custo(Especificação IEE revisada)
Custo (Especificação IEE anterior)
10 Gbps
2
1
1 Gbps
4
1
100 Mbps
19
10
10 Mbps
100
100
O caminho mais curto se baseia em custos cumulativos de link (banda, delay e/ou saltos).
Calculo menor