Cola de caseína
2014
Introdução
As cola brancas (PVA) são utilizadas no cotidiano de todos, seja para colar ou até mesmo impermeabilizar. Esses objetos são derivados do petróleo, e como o petróleo é uma fonte não renovável a preocupação para substitui-lo por fontes alternativas aumenta cada vez mais. Esse é o papel da química! Encontrar e desvendar novos produtos que sejam resistentes e também biodegradáveis.
Objetivo
Reconhecer a importância da química no cotidiano a partir da fabricação da cola proveniente do leite. Identificar as propriedades físico-químicas encontradas nos subprodutos do leite.
Materiais
- 1 proveta de 100mL- 1 papel filtro
- 1g de bicarbonato de sódio (NaHCO3)
- 100mL de leite desnatado
- 30mL de vinagre
- funil de vidro
- 2 béquer de 250mL- 1 bastão de vidro
- papel toalha
Procedimentos
Adicione 30mL de vinagre a 100mL de leite desnatado no béquer e agite bem com o bastão de vidro.
Sobre um segundo béquer, coloque o funil com o papel filtro e coe a mistura de caseína e soro obtida. Adicione pequenas quantidades da mistura, sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseína retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha, para que seja reduzida a umidade da massa obtida.
Após a separação da caseína, que deverá ter aparência semelhante a um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a mistura se torne homogênea.
Acrescente 20mL de água e agite bem até que toda a massa seja dissolvida. A reação do acido restante (do vinagre) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma, que pouco tempo se desfará.
Resultados
Ao misturar vinagre com leite foi encontrado a caseína. O caseinato de sódio é composto por bicarbonato de sódio e pela caseína. Quando comparamos uma cola natural com uma cola sintética, é possível perceber que a cola sintética é melhor, a natural pareceu não colar direito.
Discussão
Como a caseína