Coesão e Coerência - Conceitos e a Diferença entre eles
A coerência, refere-se à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
Coesão e coerência constituem fenômenos distintos pelo fato de:
• poder haver um seqüenciamento coesivo de fatos isolados que não têmcondição de formar um texto (a coesão não é condição nem suficiente nemnecessária para formar um texto). No exemplo:
"Meu filho não estuda nesta Universidade.
Ele não sabe que a primeira Universidade do mundo românico foi a de Bolonha.
Esta Universidade possui imensos viveiros de plantas.
A Universidade possui um laboratório de línguas."
o item lexical “Universidade” vem constantemente retomado e o sintagmanominal “meu filho” vem pronominalizado. Todavia isto não é suficientepara conferir coerência a estes quatro enunciados. Não temos um texto, apesar de haver uma coesão relativamente forte no encadeamento das sentenças, mas as relações de sentido não unificam essa seqüência.
Outro fator que implica distinção entre coesão e coerência é o de, poder haver textos destituídos de coesão mas cuja textualidade se dá ao nível da coerência:
"Luiz Paulo estuda na Cultura Inglesa.
Fernanda vai todas as tardes ao laboratório de física do colégio.
Mariana fez 75 pontos na FUVEST.
Todos os meus filhos são estudiosos."
Como bem aponta Conte (1977, p. 16-7) o exame desses exemplos permite-nos tirar três conclusões:
1. a retomada de elementos não é o único meio para se constituíremrelações interfrásicas (não é condição necessária para a coerência).
2. a coerência não deve ser buscada unicamente na sucessão linear dosenunciados (ela não é unidimensional), mas, sim, numa ordenaçãohierárquica (é pluridimensional). Assim, para a textualidade do exemplo, contribui o último