Nao precisam de ver
O antes e o depois do 25 de Abril
Fátima Teixeira
Teresa Coelho
Maio de 2014
CURSO EFA - NS
Escolar - Multimédia
ÁREA DE COMPETÊNCIAS CHAVE / ÁREA DE FORMAÇÃO: Cultura, Língua e Comunicação
UNIDADE DE FORMAÇÃO: NG – Cultura, Comunicação e Média
DOMÌNIO DE REFERÊNCIA PARA A AÇÃO-DR 2: COMUNICAÇÃO RÁDIO
FORMADORA: TERESA COELHO
FORMANDA: FÁTIMA TEIXEIRA
LOCAL: LIXA
DATA: Maio de 2014
O antes e o depois do 25 de Abril
Índice
Antes da Revolução
Antes da revolução de 25 de Abril de 1974 e, durante um período de sensivelmente quarenta e oito anos, Portugal viveu mergulhado num regime ditatorial que se autodenominava de “Estado Novo”, chefiado por António Oliveira Salazar. Salazar dirigiu os destinos de Portugal como Presidente do Conselho de Ministros, através do partido único designado "União Nacional" entre 1933 e 1968, sendo a esta altura, obrigado a afastar-se do poder derivado a problemas de saúde (resultantes de uma queda) que o impediram de continuar a comandar o país. Foi então substituído por Marcelo Caetano que, inicialmente, tentando refazer algumas reformas, acabou por manter os mesmos contornos governamentais Salazaristas.
Este regime deixou marcas profundas na população portuguesa, uma vez que durante este período a povo português foi extremamente oprimido, perseguido e castigado consoante os seus atos, as suas ações ou mesmo só por desconfiança. Não se podia manifestar vontade própria, não havia liberdade de expressão nem sequer reunir com família ou amigos era permitido, correndo o risco de serem considerados conspiradores e sofrerem as consequências daí resultantes aplicadas pela PIDE. (Muitos foram aqueles que foram perseguidos, torturados, presos, exilados, ou até mesmo mortos).
Só o partido do poder (União Nacional e depois Acão Nacional Popular) tinha existência legal. O recenseamento eleitoral não era