Coesão Textual
Coesão textual é a conexão e harmonia entre seus elementos. Palavras, frases e parágrafos estão entrelaçados compondo uma transição de ideias. Seus elementos estão articulados entre si. Entre os elementos mais significativos temos:
Elemento de Repetição: é um dos principais elementos, uma vez que não seja utilizada em número elevado para não levar o leitor a exaustão.
Ex: Na escola São Pedro houve um evento no dia..., a escola estava linda decorada..., mas infelizmente a escola não comporta tantos visitantes.
Elemento de Repetição Parcial: é o elemento mais comum, quando citado o nome completo de alguém, repete-se o sobrenome ao longo do texto, ou em caso de personalidades usa-se o nome como são conhecidos.
Ex: O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deu uma entrevista para..., Lula mencionou os últimos acontecimentos..., Lula também parabenizou o atual governo.
Elemento Elipse: um termo que pode ser omitido do texto, mas que facilmente seja deduzido no contexto.
Ex: Em um acidente de carro na cidade de Osasco, quatro pessoas feriram-se gravemente, o motorista foi submetido a exames e foi constatado que estava alcoolizado.
Depois da palavra motorista não é necessário a repetição da palavra carro, pois já está subentendido no texto.
Elementos de Substituições: elemento utilizado para retomar algo citado anteriormente com outra palavra, há vários tipos de elementos de substituição.
Pronome: Substituir ou acompanhar um nome.
Ex: Maria e Tereza são irmãs e moram juntas em São Paulo, elas estão vendendo a casa por uma pechincha!
Elas: refere-se às duas irmãs, Maria e Tereza.
Epítetos: Palavras que se referem ao elemento do texto.
Ex: Marina Silva esteve presente no programa do Jô na emissora Rede Globo, a historiadora falou sobre a sua aliança com Eduardo Campos.
A palavra historiadora refere-se diretamente a Marina Silva.
Sinônimos: Palavras de mesmo sentido.
Ex: O carro colidiu com um ônibus na avenida principal, o automóvel