coerencia e coesão
Em contraposição à abordagem da gramática tradicional (classificação morfológica, análise sintática), qual é a vantagem que o conhecimento de coesão e coerência textuais oferece para que efetivamente possamos dominar tanto do ponto de vista da interpretação quanto da produção, os mais variados tipos de texto?
Coesão - Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico- semântica entre as partes de um texto.
Coerência - È acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coerência_e_coesão
Para podermos entender melhor o que é coerência estou utilizando uma fragmentação de um texto chamado “circuito fechado” do autor Ricardo Ramos:
“Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros (...)”
No trecho desse texto o autor utilizou a coerência sem utilizar o uso de conectores para interligar uma oração à outra, sendo assim a coerência do texto é perfeitamente compreensivo o entendimento.
Já a coesão e a ligação entre os elementos de um texto, e esses elementos dão continuidade as frases. Vejamos um exemplo para melhor entendimento.
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, PORQUE consideram injusta a atual distribuição de terras. PORÉM o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, UMA VEZ QUE o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
Na frase foram