Coerencia Textual
Prof. Ms. Natalia Helena Wiechmann
COERÊNCIA TEXTUAL
A coerência é a relação que se estabelece entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido. Segundo Fiorin e Platão (1997:261), a coerência é “um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar, de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo”. Para Koch (1995: 11), “ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo ser vista, pois, como um princípio de interpretabilidade.” EXERCÍCIOS: identifique as INCOERÊNCIAS nos textos a seguir:
1- “Cuidado! Tocar nesses fios provoca morte instantânea. Quem for flagrado fazendo isso será processado”. (Tabuleta numa estação ferroviária.) 2- “O quarto espelha as características de seu dono: um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais. Por toda parte, havia sinais disso: raquetes de tênis, prancha de surf, equipamento de alpinismo, skate, um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare”. 3- “Tendo tomado conhecimento pelos periódicos da capital paulista de que o Prefeito da Cidade Universitária, onde está situada a Universidade que Vossa Magnificência, com alto descortino, dirige, resolveu interditar o acesso ao campus nos finais de semana, ouso vir à presença de Vossa Magnificência para manifestar-lhe meu repúdio ao fato de uma instituição pública querer subtrair da população de uma cidade desumana um espaço de lazer. Francamente, achei a maior sujeira da parte da USP, sacanagem, nada a ver.”
4- “A reunião para o acerto das ações ocorreu num jantar, em um elegante e caro restaurante, que era o preferido dos altos executivos de empresas do ramo de telecomunicações. Enquanto os empresários, em voz baixa, selavam o