Coeficiente de Pearson
Um índice que resume o grau de relação entre duas variáveis. Descreve a magnitude e a direção da relação entre duas variáveis. Os coeficientes de correlação costumam variar de +1,00 (para uma relação direta perfeita), passando por 0,00 (ausência de relação) e chegando a -1,00 (para uma relação inversa perfeita).
Este coeficiente é o mais poderoso e apenas pode ser utilizado em variáveis quantitativas de nível intervalar ou superior. É um coeficiente de correlação paramétrico.
Exemplo
Número de horas dedicadas ao trabalho e a nota obtida na avaliação do desempenho (0 a 20).
O coeficiente de correlação tem as seguintes características:
O valor do coeficiente de correlação é independente de qualquer aparelho usado para medir as variáveis. O valor do coeficiente de correlação é alterado significativamente na presença de um outlier (anexo), tal como acontece com o desvio padrão. Nestas situações, deverá haver uma transformação de dados alterarem a escala de medição e modera o efeito de valores extremos (como a transformação logarítmica). As medidas de coeficiente de correlação apenas a relação com uma linha reta. Duas variáveis pode ter um relacionamento curvilíneo forte, apesar da correlação é pequena. Então, quando analisamos a relação entre duas variáveis devem representá-los graficamente e, em seguida, calcular o coeficiente de correlação. O coeficiente de correlação não deve ser extrapolado para além da gama de valores observados das variáveis para estudar porque a relação entre X e Y pode alterar fora desse intervalo.
Correlação não implica causalidade. Causalidade é um juízo de valor que requer mais informações um valor quantitativo simples de um coeficiente de correlação.