Coeficiente de partição
Numero de Matrícula:28135 Nome:Talita Silva Belo
Numero de Matrícula:24920 Nome:Najla Salih Teixeira
CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS (1º/2013)
Data da realização do Experimento: 18/04
Itajubá
OBJETIVO (S)
O presente experimento teve por objetivo a determinação do coeficiente de partição do óleo/água no acido acetilsalicílico a partir do sistema 1octanol/água através da agitação lenta com auxílio de uma barra magnética.
INTRODUÇÃO
O coeficiente de partição é definido como a razão entre as concentrações de determinadas substâncias dissolvidas em óleo e em água sob condições determinadas de equilíbrio.
O 1-octanol possui uma cadeira hidrofóbica com um grupo álcool em uma de suas extremidades, tal configuração lhe confere uma característica hidrofílica, já a água é considerada um bom solvente para solutos polares.
A fração molar do soluto distribuído em dois solventes, não solúveis, é constante após se atingir um equilíbrio nas condições normais de temperatura e pressão.
Um dos sistemas mais utilizados para determinar o coeficiente de partição é o sistema 1-octanol/água (ou óleo/água), que foi o sistema utilizado no presente experimento.
Através do sistema 1-octanol/água é possível determinar se o soluto apresenta maior afinidade com a fase orgânica ou aquosa.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1) Materiais e substancias
Ácido acetilsalicílico a uma concentração de 5g/L (0,5%)
Solucao Padronizada de hidróxido de sódio à uma concentracao de 0,054 mol/L
Fenolftaleina
Éter etílico
Erlenmeyer
Funil de separacao
Água destilada
Barra magnética
Bureta
Pipeta
Pipetador
2) Procedimento Experimental Parte I:
Em um erlenmeyer misturou-se 20 mL de solução de ácido acetilsalicilico (5g/L) com 5 mL de água destilada e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína. Posteriormente, titulou-se a solucao agitando-a com o agitador magnetico, junto