Codigo penal
CIÊNCIAS HUMANAS
DIREITO
O PROCESSO E O PRÍNCIPIO DA DIGNIDADE HUMANA
GARÇA
2013
O PROCESSO E O PRINCIPIO DA DIGINIDADE HUMANA
THE PROCESS AND THE PRINCIPLE OF HUMAN DIGINIDADE
Carlos da Silva JUNIOR¹
Larissa Fassina de MELO
Marcia Cristina BARUFALDI
Marcos Soares MARTA
Anderson Segga ²
RESUMO
Há coisas que o Direito regulamenta diferentemente da Moral e da Justiça. Entende – se por Direito um conjuntos de normas regidos por órgãos estatais; Moral, comportamento fixados por determinado grupo, aquilo que decorre do espírito intelectual; e Justiça tudo que deve ser feito de acordo com a equidade.
Ao longo de muitos anos a sociedade partiu de um pressuposto de Direito individualista a um direito igualitário, onde os princípios éticos e morais sofreram grandes reparos a fim de idealizar e transformar as sociedades medievais e orientais até os tempos atuais em um sistema democrático, cujos direitos à dignidade humana tornaram-se fatores de maiores relevâncias em respeito à vida social.
O livro em questão O Processo, de Franz Kafka (1914), retrata nitidamente traços de um caso onde o sistema democrático e de direitos a dignidade humana, foi violado, onde o principal personagem teve seus direitos éticos e morais e a dignidade lesados pela justiça, sem mesmo conhecer quais os motivos que levaram a ter um desfecho onde solicitar seu óbito, foi à forma mais igualitária de mostrar que embora a justiça governamental não tenha sido feita, foi justa.
Palavras Chaves : Dignidade Humana, Moral e Justiça.
ABSTRACT
There are things that the law regulates unlike Morality and Justice. Understood - by law if one sets of rules governed by state bodies; Moral behavior set by certain group, that which arises from the intellectual spirit, justice and all that must be done in accordance with equity.
Over many years the company started from a presumption of law to a right