Trabalhos
Sangue venoso é o sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono, que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar.
O termo sangue venoso não significa sangue que circula nas veias, mas sim sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
O sangue que circula nas veias pulmonares é arterial - rico em oxigênio
O sangue venoso drena para o atrio direito e o sangue oxigenado drena para o atrio esquerdo.
As células do organismo consomem oxigênio no processo de obtenção da energia necessária para seu funcionamento.
Quando o sangue rico em oxigênio (arterial) passa pela proximidade destas células, o oxigênio atravessa a membrana capilar, por difusão e passa àquelas células.
A menor quantidade de oxigênio muda as características físicas do sangue, passando o mesmo de vermelho vivo para uma tonalidade vermelho escuro, tanto mais intensa quanto menos oxigênio residual esteja presente.
O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração o átrio direito, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares.
Nos alvéolos pulmonares o oxigênio do ar respirado, novamente por difusão, passa ao sangue, transformando-o em sangue arterial.A principal célula sanguínea envolvida é a hemácia. A principal proteína envolvida é a hemoglobina. Sangue Arterial
Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio, ao contrário do sangue venoso, que é rico em gás carbônico. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.
A maior quantidade de oxigênio muda as características físicas deste tipo, passando o mesmo de uma tonalidade arroxeada para vermelho vivo, modificando o pH de baixo para um pH alto.
O sangue arterial segue