Codigo florestal brasileiro
Lei nº 4.771/65
CAMPINAS
2011
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA
O município de Valinhos situa-se no Estado de São Paulo e faz parte da região metropolitana de Campinas. Devido à sua localização estratégica próximos aos grandes centros urbanos, muitas pessoas têm escolhido a cidade para residir. Antigas fazendas e sítios da área rural tem se transformado em luxuosos condomínios residenciais fechados.
Em conseqüência, a área natural urbana permeável tem diminuído drasticamente, o que acarretará impactos em função das enchentes em seus córregos e ribeirões já que as águas das chuvas chegarão mais rápido aos mesmos, situação agravada em função do seu relevo ser fortemente acidentado.
A hidrografia do município engloba os Rios Atibaia e Capivari, os Ribeirões Pinheiros, Bom Jardim e Samambaia e os Córregos da Invernada, da Santa Escolástica, Santana dos Cuiabanos, Dois Córregos e da Fazenda São Pedro.
Diferente de outros municípios da região, como Campinas, Valinhos não necessita integralmente da captação em mananciais regionais, no caso o Rio Atibaia, visto que possui mananciais de superfície dentro do seu território.
Essas reservas são preciosas para a sustentabilidade futura da população e também poderão servir de fonte de recursos econômicos na perspectiva de aplicação dos dispositivos da Política Estadual de Recursos Hídricos. Nosso estudo foca-se no Córrego da Invernada e na Lagoa do CLT (Centro de Lazer dos Trabalhadores).
2. DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO
As áreas selecionadas para o desenvolvimento do estudo estão situadas no município de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, sendo a lagoa do Centro de Lazer dos Trabalhadores (22º55’20.5”S -46º58’55.9”W) (Figura 1) área de lazer público e no Córrego da Invernada (22º56’40.6”-46º58’48.8”) (Figura 1), ambas localizadas em área urbana. Figura 1: Imagem de satélite da lagoa do CLT e do Córrego da Invernada/Valinhos-SP, obtida através do programa