Codigo florestal brasileiro
ELOYSA GISANY SILVA FREITAS
CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO (LEI Nº4.771/65)
Taiobeiras 2011
ELOYSA GISANY SILVA FREITAS
CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO (LEI Nº4. 771/65)
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Atividades Interdisciplinares..
Profs.Willan Luiz da Cunha Cristina Célia Krawulski Kenia Zanetti Ewerton de Oliveira Pires
Taiobeiras
2011
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar o quanto o código florestal brasileiro é importante para a biodiversidade do nosso país.
O código florestal brasileiro foi criado pela lei de n°4.771/65, no dia 15 (quinze) de setembro de 1965 (mil novecentos e sessenta e cinco), nele estão contidos 50 (cinqüenta) artigos e tem com principal objetivo proteger as nossas florestas.
É também uma oportunidade de recuperação de nossas florestas e do meio ambiente em si, com isso ao passar do tempo vamos conseguir gerar um Brasil mais novo, mais organizado em relação ao meio ambiente com a produção de novas florestas e com a preservação das existentes.
As discussões referentes ao tema da revisão do Código Florestal têm levado cada vez mais à evidência de que, da forma como está redigido, ele se tornou um instrumento de discórdia na sociedade. O principal ponto dessa discussão tem sido a Reserva Legal e Área de Proteção Permanente que isoladamente são o objeto mais forte do conflito.
Desenvolvimento
O código florestal brasileiro é uma lei que vai delimitar os direitos e os deveres de cada cidadão que de alguma forma se utiliza e beneficiam-se das terras e das florestas existentes no nosso país.
Refletindo sobre as características do Código Florestal Brasileiro, devemos olhar primeiro para o contexto em que esse instrumento teve origem, em 1934: foi evoluindo e, hoje, não tem conflito com nenhum conceito