codigo de etica
Alguns casos de falta de ética:
Uma empresa de Connecticut que desenvolveu uma base de dados de pessoal, na qual incluiu todos os seus empregados. Entremeado entre os dados típicos de pessoal, a empresa incluiu um campo (denominado a propósito red flag), que sinalizava quando a aposentadoria estava se aproximando, ou quando o indivíduo já estava habilitado a requerer a pensão.
Durante toda a década de 80, a "facilidade" (e bota aspas nisso) esteve ativa, e sempre que ela era sinalizada para alguém, a empresa o despedia, mesmo após décadas de serviços leais. Em 1991, uma corte federal em Newark, NJ, reconheceu o direito de ex-empregados, por demissão injusta, e determinou o pagamento de indenizações que chegaram ao montante de US$ 445 milhões.
Alguns possíveis conteúdos de um código de ética
● Escolhas quanto à lei - o que deveria ser e se deverá ser cumprida ou não;
● Escolha sobre os assuntos econômicos e sociais que estão ale do domínio da lei – dizem respeito aos meios tangíveis ou intangíveis pelos quais se tratam os outros, incluindo não só as noções morais de honestidade, palavra e justiça, mas também a de evitar danos e a da eparação voluntária dos prejuízos causados;
● Escolhas sobre a preeminência do interesse próprio – o quanto o bem-estar próprio vem antes dos interesses empresariais ou de outras pessoas dentro ou fora da empresa. Estão ligadas às decisões sobre direitos de propriedade e quanto de dinheiro deve ser retido ou distribuído.
Honestidade – precisão ao avaliar e representar a empresa e qualquer atividade importante para ela.
● Confiabilidade – ser consistente nas ações