Codigo de Etica
Conceito
A ética estabelece o que é certo, errado, permitido ou não, vinculado a alguma ação ou decisão. O conceito provém do grego ethikos, que significa “carácter”. Segundo Chiavenato “constitui-se de um conjunto de valores e princípios morais que definem o certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização.” O comportamento ético acontece quando a organização encoraja seus membros a comportarem-se eticamente de maneira que os companheiros aceitem e sigam tais valores e princípios. Em termos amplos, a ética preocupa-se com o comportamento: é uma obrigação considerar não apenas o bem-estar pessoal, mas também o das outras pessoas. O código de ética empresarial é um instrumento que serve para demonstrar os princípios, a visão e a missão de uma empresa. A ética não implica penas legais, porém entendemos que o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório.
Não divulgar informação confidencial, não discriminar os clientes ou os colegas de trabalho por motivos de raça, nacionalidade ou religião e não aceitar subornos, por exemplo, são alguns dos princípios que costumam constar nos códigos de ética.
As normas mencionadas nos códigos de ética podem estar vinculadas às normas legais (por exemplo, discriminar é um crime punido por lei). O principal objetivo destes códigos consiste em manter um a linha de comportamento uniforme entre todos os integrantes de uma empresa. Existindo instruções por escrito, não há necessidade de os dirigentes explicarem constantemente quais são as obrigações que têm os funcionários. Chiavenato entende também que a ética influencia todas as decisões dentro da organização.
Por outro lado, as pessoas que redigem o código de ética encontram-se numa posição hierárquica relativamente às restantes, já que estão em condições de estipular quais são as condutas corretas do ponto de vista moral.
Se cada empresa elaborasse seu próprio código, especificando sua estrutura organizacional, a atuação