codigo de etica do contabilista
1.1 Conceito de Ética
Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau,certo ou errado. É a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo.
Embora pareça uma definição simples e de fácil aplicação, é, na realidade, um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de serem aplicados.
Para que as atitudes de um indivíduo sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este indivíduo estará sendo antiético.
Podemos afirmar que o fato de ter uma conduta ética ou não, está também relacionado ao meio no qual o indivíduo está inserido.
A ética é uma importante fonte de direitos do homem. Ela condiciona-o a impor limites a si mesmo de modo contínuo, para que possa manter o equilíbrio necessário para a vida em sociedade.
Portanto, pode conceituar-se a ética como a ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta reverta-se sempre em favor do homem.
1.2 O perfil do profissional contábil
O profissional contábil é aquele cuja atividade é, basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar, por meio de pareceres, laudos e estudos, a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando-lhes parâmetros para a tomada de decisões. Seu trabalho é de grande responsabilidade e fundamental para a sobrevivência das empresas.
Com a evolução natural da Ciência Contábil extinguiram-se a figura do guarda-livros e do contador fiscalista e originou-se um novo profissional contábil, que não deve saber apenas registrar e demonstrar o fenômeno patrimonial, mas também explicá-lo e interpretá-lo, acentuando-se, assim, a intelectualização no conhecimento contábil.