Resumo do código de ética profissional dos contabilistas
O conselho regional dos contabilistas vem por meio do código de ética profissional dos contabilistas, normatizar a conduta legal dos profissionais da classe.
O código de ética profissional dos contabilistas possuem 6 capítulos em que neles tratam:
O capitulo I tem apenas um artigo, e fala do objetivo que tem o código de ética entre os profissionais e classe.
O capítulo II possui quatro artigos, e fala sobre deveres e proibições. Sendo os deveres orientar o profissional em sua atuação, em diversas situações. E suas proibições.
Dos deveres, exercer a função de forma lícita, ser sigiloso com as informações dos clientes, sendo necessário informar aos órgãos competentes quando necessário, as informações do mesmo, se substituído da função deixar o próximo atualizado das informações inerentes da empresa, se alterado endereço informar aos órgãos competentes, antes de emitir opinião sobre qualquer caso se atualizar, renunciar ao cargo caso não esteja havendo confiança entre partes e entre outros.
Das proibições, como anunciar em veículos de comunicação, exercer a função quando não habilitado legalmente, aceitar suborno para exercer função de forma ilícita, assinar documento que não tenha sido de sua própria autoria ou supervisionado, manter uma organização de forma ilegal, revelar informações confidenciais, quebra de sigilo profissional, alterar o exato teor de documentos, fornecer falsas informações e elaborando peças contábeis inidôneas, entregar documentos fora do prazo, exercer função comprovada incapacidade técnica e entre outros.
O capítulo III possui três artigos, e fala sobre valores dos serviços profissionais.
Deve-se esclarecer os serviços que serão futuramente executados e suas complexidades, deixando o cliente ciente de seus honorários, onde e como os serviços serão prestados, mediante a contrato de prestação de serviços. Podendo haver quebra de contrato entre ambos caso não esteja decorrendo de acordo