Cartografia e sensoriamento remoto
Trabalho de Geografia – Cartografia e Sensoriamento Remoto
Andresa Castro nº 4
Karoline Herreira nº 25
1º B
27/03/2012
Índice
Parte I – Surgimento da Cartografia – os primeiros mapas
Introdução pág. 3
A importância da Cartografia pág.4
Cartografia e Poder pág. 4
Elementos do mapa pág.4
Parte II – Cartografia e Propaganda
Introdução pág. 4
Análise de imagem pág.5
Parte III – Projeções Cartográficas
Definição pág. 5
Tipos: Cilíndrica, Azimutal, Cônica, de Mollweide, de Goode e de Holzel. Pág. 6
Símbolo da ONU pág. 8
Parte IV – Sensoriamento remoto
Histórico e evolução pág. 8
Tipos de satélite pág. 9
Programa CBERS (China-Brasil) pág. 10
GPS pág. 10
Imagens de Satélite pág. 11
Conclusão
Pág. 15
Indicação Bibliográfica
Pág. 16
Introdução
Atualmente utiliza-se muito um instrumento chamado “cartografia”, mas geralmente não se sabe ao certo o que é. Cartografia é o estudo da construção e interpretação de: mapas, cartas, plantas, (representações artísticas) etc, e permite a medição de distâncias, direções e localização de pontos (coordenadas geográficas, pontos cardeais/colaterais).
A cartografia pode ter surgido na antiguidade, devido a mapas encontrados da Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, Babilônia entre outros. Os cartógrafos dessa época não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão; estes eram rudimentares e repletos de imperfeições, mas serviam de referência para viajantes e comerciantes que precisavam deles para suas viagens.
Durante as Grandes Navegações (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes, estando presentes inclusive nas expedições, para que as embarcações não se perdessem nos vastos oceanos.
As primeiras projeções cartográficas foram desenvolvidas por europeus, que colocaram a Europa no centro de seus mapas. Exemplo: a Projeção de Mercartor – que manteve o contorno original dos continentes, mas exagerou na distorção de tamanho (principalmente