Cartografia e Sensoriamento Remoto
Cartografia e Sensoriamento Remoto
1ºB colégio politec 28/03/2014
Este trabalho é sobre Cartografia e Sensoriamento Remoto.
Esta dividido em quatro partes, no que a primeira delas aborda o surgimento da cartografia em que situa os primeiros mapas, trazendo informações sobre sua importância, cartografia e poder, e seus elementos do mapa.
A segunda parte é sobre cartografia e propaganda, na qual temos a pequena introdução sobre o assunto, já na terceira parte temos a definição de projeções cartográficas, seus tipos e o símbolo da ONU junto da explicação.
Para finalizar, a parte 4, no que requer nos informar o que é sensoriamento remoto, seus tipos de satélites, programa CBERS e GPS.
Cartografia e poder
A função dos mapas é prover a visualização de dados espaciais e a sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita.
Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.
Com o avançar do tempo, para que eles adquiram proficiência no que diz respeito ao conteúdo, é preciso enfocar o estudo dos elementos cartográficos, que são os seguintes:
- Título: Revela o assunto do mapa.
- Fonte: Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.
- Orientação: Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte.
- Projeção: É a distorção feita para adaptar uma superfície esférica (a Terra, por exemplo) para um plano.
- Escala cartográfica: Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo.
- Legenda: Decodifica os símbolos usados.