sensoriamento remoto
2
SENSORIAMENTO REMOTO
1 O que é Sensoriamento Remoto?
Sensor = equipamento capaz de detectar sinais; vem de “sentir”.
Remoto = longínquo, distante.
Portanto, sensoriamento remoto é a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos da superfície terrestre, utilizando sensores, sem que haja contato direto entre eles, ou seja, à distância.
2 Que informação os sensores detectam?
A informação que os sensores detectam é a energia ou eletromagnética emitida, refletida ou transmitida pelos objetos.
radiação
3 De onde vem esta radiação eletromagnética?
Toda matéria a uma temperatura superior a zero absoluto (0K ou -2730 C) emite radiação eletromagnética, como resultado de suas oscilações atômicas e moleculares. Porém, o principal corpo emissor de radiação eletromagnética é o
Sol. Após incidir sobre a superfície terrestre, a radiação emitida pelo Sol poderá ser absorvida, refletida ou transmitida. Quando refletida ou transmitida, pode ser imediatamente detectada pelos sensores. Quando absorvida, a energia geralmente é reemitida em diferentes comprimentos de onda e só então detectada pelos sensores. Os processos de emissão, absorção, reflexão e transmissão serão detalhados mais adiante.
4 Como os sensores funcionam?
A radiação eletromagnética detectada pelos sensores é convertida em um sinal passível de ser registrado e é apresentado de forma adequada à extração de informações (valores ou imagens).
5 O que é radiação eletromagnética?
Radiação é aquilo que irradia, que sai em raios de algum lugar. A radiação eletromagnética é a transmissão de energia produzida pela aceleração de uma carga elétrica em um campo magnético. Por se propagar de forma ondulatória, também é chamada de onda eletromagnética. Porém, a absorção e a emissão da radiação eletromagnética pela matéria dá-se na forma de quanta (plural de quantum; "pacote" em grego) de energia.