Pontes de macarrão
Educar para a Emancipação: a Reorganização da Escola e do Espaço Pedagógico
U E NP -C C H E -C L C A– C A M PU S J A C AR E ZI N HO
A N AI S – 2 0 1 1
I SS N – 1 8 0 8 -3 5 7 9
SISTEMAS CONSTRUTIVOS UTILIZADOS EM PONTES
Daniel de Traglia Amancio
Dr. Lívio Túlio Baraldi
(Orientador FEAT – Universidade de Marília)
RESUMO
Tentar definir o termo “ponte”, oriundo do Latim pons/pontis, é algo complexo, pois, ao pesquisar sobre o assunto podem ser encontradas as mais variadas definições. O estudioso Zake Tacla, em sua obra A arte de Construir (1984), ao escrever sobre ponte, define-a como uma obra de arte construída com o objetivo de permitir que uma via de comunicação ou uma canalização transponha um vale, uma depressão do terreno ou qualquer outro tipo de obstáculo. Com relação aos processos construtivos, as pontes podem ser construídas das mais diversas formas. Tendo em vista a natureza do sistema estrutural, podem ser classificadas em: pontes de vigas, pontes em pórticos, pontes em arco e pontes de cabos ou suspensas.
Palavras-chave: Ponte. Sistemas Construtivos. Estrutura
1 Definição de Ponte
Tentar definir o termo “ponte”, oriundo do Latim pons/pontis, é algo complexo, pois, ao pesquisar sobre o assunto podem ser encontradas as mais variadas definições.
Vasconcelos (1993), no prefácio de sua obra Pontes brasileiras – viadutos e passarelas notáveis, diz o seguinte sobre estas variadas definições:
Qualquer que seja o significado, quer se trate de uma ponte de safena ou uma ponte de concreto, todas as pontes exercem sobre o Homem uma fascinação tão grande como nenhuma outra realização. As pontes de alvenaria de pedra, em arco, que os romanos copiaram dos etruscos e cuja origem é desconhecida, construíram algo de sublime. Nas pontes eram realizadas feiras, julgamentos, assinavam-se alianças políticas e tratados de paz. No meio das pontes eram construídas capelas,
lojas