Contabilidade
Curso De Ciências Contábeis
A POSTURA DO CONTABILISTA EM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA
Sabrina Freitas Ferreiras
CONSELHEIRO LAFAIETE-MG
2014
Sabrina Freitas Ferreiras
A POSTURA DO CONTABILISTA EM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA
Resumo apresentado ao Centro de Ensino Superior De Conselheiro Lafaiete – CES CL como requisito parcial para a obtenção de pontos na disciplina de Contabilidade Básica II
Orientadora: Profª.Nirlene Aparecida C. Fernandes
CONSELHEIRO LAFAIETE
2014
Resumo
Comportamento ético exige mais que leis, normas, regulamentos, nenhum código de ética contempla todas as situações que surgem e exigem do profissional um julgamento pessoal, assim em qualquer profissão, os princípios éticos devem ser respeitados, no caso do contador, existe um princípio moral geral que e o código de ética do profissional contabilista.
No dia a dia o ser humano se depara com diversas situações que exigem dele escolhas, escolhas estas que envolvem a si mesmo e a outras pessoas que impõe decisões e consequências e na maioria das vezes causam um dilema ético, pois a escolha pode ser bom para um, e não boa para outro.
A atividade do profissional contábil e a prestação de serviços o fornecimento de informações e avaliações de natureza física, econômica e financeira sobre o patrimônio das empresas e também das pessoas físicas. Nem sempre as empresas ou pessoas físicas fornecem informações verdadeiras, em uma época em que a corrupção circula livremente, tanto no estado como no meio empresarial, o contador precisa estar eticamente preparado para lidar com essas questões.
O profissional contábil tem que ter um comportamento ético inquestionável saber manter sigilo, ter conduta pessoal e competência para proporcionar ao usuário informações com segurança e confiabilidade.
O Código de Ética Profissional do Contabilista determina quais conceitos básicos de