Código de Ética do Profissional Contabilista
NOME DO CURSO
RAQUEL NASCIMENTO CORREIA MILHOMEM
CÓDIGO DE ETICA DO PROFISSIONAL CONTABILISTA
Cuiabá
2009
1
RAQUEL NASCIMENTO CORREIA MILHOMEM
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTABILISTA
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina
Ètica e Legislação Profissional.
Orientador: Prof. Glaucius André França
Cuiabá
2009
2
3
INTRODUÇÃO
O código de Ética diz que o profissional contábil tem que ter um comportamento ético-profissional inquestionável, saber manter sigilo, ter conduta pessoal, dignidade e honra, competência e serenidade para proporcionar ao usuário uma informação com segurança e confiabilidade a qual ele merece, são fatores condicionantes do seu sucesso.
Baseado neste critério apresentarei um texto sobre o objetivo do Código de Ética, a importância deste código, os fatores positivos e negativos e, em minha opinião, quais as possíveis soluções.
4
O Código de Ética do profissional da contabilidade tem como objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, sobretudo no exercício das suas atividades e prerrogativas profissionais estabelecidas na legislação vigente, ou seja, determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admite erros, que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de emiti-los, sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar o exercício profissional.
Diante de uma responsabilidade que assumimos é necessário que se dê a ela uma aplicação competente e isto exige, uma dedicação intensa, aprendizado, caráter moral, social e religioso, ou seja, é preciso ser ético.
De acordo com Vasquez (1995, p. 12) a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”.