Coca
Livro: Gestão de Marketing no Varejo (Conceitos, orientações e práticas)
Autor: Cláudia Buhamra Abreu Romero
Editora: Atlas S.A.
Ano: 2012
“Não há como negar que o consumidor mudou. O excesso de oferta além da demanda existente no mercado colocou o consumidor diante de inúmeras opções de compra. São apelos de vendas de todos os lados...”
(Cláudia Romero; Gestão de Marketing no Varejo, cap,5, pág20)
O novo consumidor não se deixa seduzir facilmente e está cada vez mais difícil encanta-lo. Mais exigênte, mais seletivo, mais racional, mais infiel à marca, mas tratamento personalizado e cada fez sem tempo são umas das características do novo consumidor.
Os consumidores estão sempre atrás das melhores ofertas, selecionam produtos, marcas, lojas e formas de pagamento para não se arrependerem no final da compra realizada.
Além disso, a infidelidade do consumidor em relação a maca se tornou comum hoje em dia. Fidelizar o cliente é uma das atividades mais difíceis que um profissional de marketing pode enfrentar. Principalmente porque o novo perfil do consumidor adora novidade e não resiste às inúmeras tentações de experimentar algo novo.
“É indiscutível a importância do varejo. Seria muito difícil se todos os produtos fossem distribuídos aos consumidores finais pelos próprios fabricantes. Estes teriam uma logística impensável...”.
(Cláudia Romero; Gestão de Marketing no Varejo, cap,7, pág31)
O varejista, além de comprar para revender e assumir os riscos de armazenagem, presta um “serviço a sociedade e ao fabricante” ao tornar mais fácil e acessível a comercialização dos produtos a serem revendidos.
Além disso, se o fabricante optasse por esse meio de distribuição o custo da logística elevaria bastante, acarretando em um aumento no preço final do produto e tornando o produto menos comercializado.
“... Por que diante de tão grande importância, os varejistas, por vezes, enfrentam tantas dificuldades de sobrevivência? A