Pedagogia
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ATUAL
ÉTICA E EDUCAÇÃO
ANDREYDJAIR DO NASCIMENTO CRUZ
MACAPÁ
2013
EDUCAÇÃO E ÉTICA
Prof.ª: Rildo Nascimento
O texto aborda sobre ambição e ética e o autor diz que a ambição não pode anteceder a sua ética, é ela que tem que preceder sua ambição. Visto que as pessoas hoje em dia são muito ambiciosas, sempre buscando o seu melhor, o seu pessoal realizado, seus sonhos conquistados, suas metas alcançadas, mas com relação a essa busca ambiciosa em realizar seus objetivos, até aonde você iria a fim de realizar seus sonhos?
A ética, no entanto se faz presente quando você impõe limites na sua ambição, como não roubar, não mentir ou pisar em outras pessoas apenas para atingir seus objetivos ambiciosos.
O autor cita um exemplo que a maioria dos pais se preocupa quando seus filhos não são ambiciosos, no entanto não se preocupam quando os filhos faltam com a ética. Se o filho colou na prova, não importa desde que tenha passado de ano.
Isso acontece em muitos grupos da sociedade, na faculdade, por exemplo, se o acadêmico comprar seu TCC, isso pra ele não importa, se ele tirar 10, com certeza alcançou seu objetivo.
O filme apresenta uma realidade do professor Hundert em que sua ética precedia sempre sua ambição. E procurava sempre passar isso para seus alunos.
E conheceu um aluno que não pensava assim, um aluno que só pensava no fim e que não justificava os meios, um trapaceador. Tudo pela educação que tivera na sua casa, pelos exemplos do pai, na qual o mesmo não se preocupara com a formação moral e ética do filho, o que importava e que ele conseguisse uma boa nota. E assim foi sua vida inteira, trapaceando, colando, fingindo que estava preocupado em aprender aquilo com seriedade.
A ética e a moral deveram ser aplicadas aos alunos nas escolas pelos professores, e que ética não deve ser confundido com ambição, pois ajudar as pessoas hoje em dia faz parte da nossa ética, no entanto não o ajuda a colar infelizmente não faz.