Fisica
EXERCÍCIOS VARIADOS
PARTE 1
b)
1. (ITA) Uma certa grandeza física A é definida como o produto da variação de energia de uma partícula pelo intervalo de tempo em que esta variação ocorre. Outra grandeza, B, é o produto da quantidade de movimento da partícula pela distância percorrida. A combinação que resulta em uma grandeza adimensional é: 2 a) AB d) A /B 3 b) A/B e) A /B 2 c) A/B 2. (ITA) Uma partícula move-se ao longo de uma circunferência circunscrita em um quadrado de lado L com velocidade angular constante. Na circunferência inscrita nesse mesmo quadrado, outra partícula move-se com a mesma velocidade angular. A razão entre os módulos das respectivas velocidades tangenciais dessas partículas é: 3 a) 2 d) 2 b) 2 2 c) 3. e)
c)
2 5 5 4 5
e)
5 8
7.
(ITA) Duas partículas têm massas iguais a m e cargas iguais a Q. Devido a sua interação eletrostática, elas sofrem uma força F quando estão separadas de uma distância d. Em seguida, estas partículas são penduradas, a partir de um mesmo ponto, por fios de comprimento L e ficam equilibradas quando a distância entre elas é d1. A cotangente do ângulo α que cada fio forma com a vertical, em função de m, g, d, d1, F e L, é: a) mgd1/(Fd) 2 b) mgLd1/(Fd )
2 c) mgd1 /(Fd ) 2 d) mgd /(F d1 ) 2 e) (Fd )/(mgd1 )
2
2
2
3 2
8.
2 2
Uma partícula, partindo do repouso, percorre no intervalo de tempo t, uma distância D. Nos intervalos de tempo seguintes, todos iguais a t, as respectivas distâncias percorridas são iguais a 3D, 5D, 7D etc. A respeito desse movimento pode-se afirmar que: a) a distância da partícula desde o ponto em que inicia seu movimento cresce exponencialmente com o tempo. b) a velocidade da partícula cresce exponencialmente com o tempo. c) a distância da partícula desde o ponto em que inicia seu movimento é diretamente proporcional ao tempo elevado ao quadrado. d) a velocidade da partícula é diretamente proporcional ao tempo