Práticas emergentes: campos de atuação, aspectos éticos e legais
PRÁTICAS EMERGENTES: Campos de atuação, aspectos éticos e legais
PSICOLOGIA
PRÁTICAS EMERGENTES
SANTO ANDRÉ
2013
SUMÁRIO
1 CAMPOS DE ATUAÇÃO 3
1.1 Psicologia Clínica 3
1.2 Psicologia Escolar 4
1.3 Psicologia do Trabalho 5
1.4 Psicologia Social 5
1.5 Psicologia do Esporte 6
1.6 Psicologia Jurídica 6
1.7 Psicologia do Trânsito 6
1.8 Psicologia Ambiental 7
2 ASPECTOS ÉTICOS 8
3 ASPECTOS LEGAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 CAMPOS DE ATUAÇÃO
Durante muitos anos a Psicologia direcionou seu foco aos indivíduos e na atuação em consultórios particulares. (BOCK, 2003 apud CFP, 1994)
Conforme CFP – Conselho Federal de Psicologia – (1994), os campos de atuação do psicólogo estavam muito restritos e para serem ampliados era necessária uma pesquisa aprofundada em cada um desses campos para que fossem acrescentadas novas atividades, as chamadas áreas emergentes, que atualmente estão se expandindo cada vez mais. E com essas novas áreas que surgiram na Psicologia, foi necessária uma reformulação curricular.
Os novos campos de atuação do psicólogo surgiram através das áreas ditas “mais tradicionais” que são a Psicologia Clínica, Escolar, do Trabalho e Social. Após estas, surgiram a Psicologia Jurídica, do Trânsito, do Esporte e Ambiental.
1.1 Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica tradicionalmente envolvia atividades de psicodiagnósticos e psicoterapia, objetivando a superação de problemas relativos à felicidade, sentimentos de desconforto, ansiedade, tensão, tanto no mundo interno do indivíduo como na sua relação com o mundo externo (outros); envolvendo ainda o ajustamento às solicitações, metas e costumes da sociedade. (ROTTER, 1964 apud CFP, 1994)
Porém, essa é uma visão muito limitada, já que esse campo pode incorporar muitas outras atividades como no auxílio em ações de saúde em geral.
Ainda conforme o CFP, as mudanças nas áreas de