Cobre
Disciplina: PROCESSO DE FABRICAÇÃO Professor: JOSÉ ROBERTO Equipe: ROGÉRIO SILVA ONASSIS BENTES JADSON FIGUEIREDO KARLA MARCOS RAIMUNDO VAGNER ELEANDRO
COBRE: OBTENÇÃO E APLICAÇÃO
Manaus, Maio 2013
COBRE 1. SUA PRESENÇA NA HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE
Desde a pré-história, o cobre está presente na vida do homem. Existem evidências de sua utilização entre os anos 8.000 a 4.000 a.C., Mais ou menos nos anos 3.500 a.C., o homem obteve através de um contato acidental do fogo com algum metal cupífero. O homem percebeu que a combinação entre cobre e zinco continha uma liga mais resistente para fabricação de utensílios – ferramentas e armas.
Na Idade Média o home continuou utilizando o cobre e suas ligas em incontáveis aplicações, destacando-se a fundição de canhões e sinos.
Na Idade Moderna, com o advento da eletricidade, o cobre passou a ser utilizado em grande escala, devido suas características especiais na condução dessa energia. No último século o cobre se converteu no material básico onde a eletricidade é necessária, praticamente em todas as atividades industriais e domésticas.
CARACTERÍSTICAS DO COBRE
Número atômico: 29
Símbolo Químico: Cu
Ponto de Fusão: 1.038 ºC
Ponto de Ebulição: 2.297 ºC
Aparência: Coloração vermelha, levemente amarelada.
Consistência: Metal macio, maleável e dúctil.
2. FORMAS DE OBTENÇÃO DO MINÉRIO
2.1 – In natura
O cobre está bastante distribuído por toda a Terra, sendo particularmente comum encontrá-lo combinado com ferro, carbono e oxigênio. São conhecidas mais de centena e meia de minerais de cobre. No entanto, apenas seis têm interesse comercial.
Os minerais de cobre podem dividir-se em três grupos distintos.
- Os minerais primários, que estão depositados a grande profundidade e têm origem ígnea, de que são exemplo a bornite (Cu5FeS4), calcopirite (CuFeS2), enargite (Cu3As5S4)