Cobre
FARMACIA E BIOQUIMICA
QUIMICA GERAL
PROFESSOR RICARDO HONDA
COBRE CU
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE UNINOVE
FARMACIA E BIOQUIMICA
QUIMICA GERAL
PROFESSOR RICARDO HONDA
COBRE CU
Trabalho apresentado ao Prof. Ricardo Honda de Química Geral, da turma 1° Semestre, Noturno, turma A do curso de Farmácia.
SÃO PAULO
2014
COBRE(Cu) DESCRIÇÃO
O cobre símbolo- Cu
Número Atômico-29
Massa Atomica-63,546
Família-11-IB
Período- 4° período
Distribuição Eletrônica- 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s¹ 3d10
Densidade 8,96g\cm³
Temperatura de fusão em °C = varia entre 1038 e 1083 °C
Temperatura de ebulição em °C = 2927 °C
. Historia do Cobre
Não se sabe exatamente quando esse metal foi descoberto, mas a primeira menção dele foi feita no livro bíblico de Gênesis 4:22, no qual se relata que Tubalcaim, filho de Zilá com Lameque, era “mestre (ou forjador) de toda a obra de cobre e ferro [...]”.
O cobre foi o 1° metal utilizado pelo homem para substituir a pedra na produção de armas e ferramentas de trabalho, dentre outras.
Segundo estudos o cobre foi utilizado pelos povos da Ilha de Chipre, o primeiro nome dado ao cobre foi “ Cyprium” pelos romanos, e depois passou a ser chamado de Cuprum que deu a origem do símbolo químico Cu.
Aplicações de Cobre
É um metal de grande importância industrial por ser um metal dúctil, ele é usado na fabricação de fios, canos, ligas e até estatuas.
O seu uso nos fios de eletricidade não é atoa, o cobre é um metal que além de ser facilmente ser transformado em fios, por ter uma estrutura comparada ao ouro e a prata ele tem alta condutividade térmica e elétrica, só perdendo para prata.
Um de seus usos é nos canos para agua quente, como ele não reage a agua ele não oxida em contato com a agua, mas oxida em contato com o oxigênio atmosférico o deixando com uma aparência marrom