Cobre
O cobre, um metal bastante utilizado pelo homem, com propriedades químicas e físicas bem aproveitáveis pela industria, conhecido como o padrão da condutibilidade, tendo uma boa resistência e ductilidade, fácil de se instalar, resistente à corrosão e alem de tudo é econômico, sendo utilizado principalmente na industria da construção civil, eletroeletrônica, automobilística e outras.
O cobre geralmente é utilizado em sua forma pura, mas pode ser combinado com outros metais também, produzindo uma grande variedade de ligas.
Em cada liga que se faz a partir do cobre com diferentes metais podemos obter ligas com diversas características como por exemplo maior dureza, resistência a corrosão, resistência mecânica, usinabilidade e ate para obter-se uma cor especial para ser combinado com certas aplicações.
AS LIGAS DE COBRE
São várias as ligas de cobre existentes, cada uma para um uso diferente. São elas:
Liga de Cobre e Zinco: Esta liga pertence ao grupo dos latões e o quantidade de zinco varia de 5% a 45%. Esta liga é bastante utilizada em moedas, medalhas, bijuterias, radiadores de automóvel, ferragens, cartuchos, diversos componentes estampados e conformados, etc.
Liga de Cobre e Estanho: Esta combinação de metais forma o grupo dos bronzes e a quantidade de estanho pode chegar a 20%. É utilizada em tubos flexíveis, torneiras, varetas de soldagem, válvulas, buchas, engrenagens, etc.
Liga de Cobre e Alumínio: Esta liga normalmente contém uma porcentagem não muito grande de alumínio, chegando a mais de 10%. É uma liga utilizada em peças para embarcações, trocadores de calor, evaporadores, soluções ácidas ou salinas, etc.
Liga de Cobre e Níquel: Esta liga é conhecida como cuproníquel, sendo que sua quantidade de níquel pode variar de 10% a 30%. É utilizada em cultivos marinhos, moedas, bijuterias, armações de lentes etc. As ligas que normalmente contém uma