COBRE
PROPRIEDADES FÍSICAS
O cobre tem um tom avermelhado, alaranjado ou cor acastanhada devido a uma fina camada de manchas (incluindo óxidos). O cobre puro é rosa ou cor de pêssego. Cobre junto de ósmio (azulada), césio e de ouro (tanto amarelo) são os únicos quatro metais elementares com uma cor natural que não o cinza ou prata.
O cobre ocupa a mesma família na tabela periódica que a prata e o ouro. Em termos de estrutura eletrônica, o cobre tem um elétron orbital em cima de uma cheia escudo do elétron (o elétron que faz as ligações), que faz ligações metálicas . A prata e o ouro são semelhantes. O cobre é normalmente fornecido, como quase todos os metais de uso industrial e comercial, em um grão fino de formulário policristalino. Metais policristalinos tem mais força do que monocristalinos, e a diferença é maior para o menor grão (de cristal) em tamanho. É facilmente trabalhado, sendo que ambas as propriedades de dúctil e maleável ele tem. A facilidade com que pode ser levado a cabo o torna útil para trabalhos elétricos, assim como sua alta condutividade elétrica.
PROPRIEDADES QUÍMICAS
O cobre é um elemento metálico com número atômico 29 e peso atômico de 63,57. O seu símbolo químico é o Cu, e suas valências são +1 e +2.
Não é magnético e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais que lhe conferem excelentes propriedades químicas e físicas.
· Densidade: 8,96 g / cm3 ( 20°C ) · Ponto de fusão: 1083ºC · Ponto de ebulição: 2595°C · Coeficiente de dilatação térmica linear: 16,5 x 10 - 6 cm/cm/°C ( 20°C) · Resistividade elétrica: 1,673 x 10 -6 ohm.cm
(20°C)
· Pressão de vapor: 101 mm Hg à 20°C · Condutividade elétrica: 101 % IACS à 20 °C · Calor latente de fusão: 50,6 cal/g · Calor específico: 0,0912 cal/g/°C (20°C)