Cobre e o seu ciclo
275590314960Atividade Laboratorial 1 Ciclo do cobre
00Atividade Laboratorial 1 Ciclo do cobre
-70485-239395Objetivos
00Objetivos
O ciclo de cobre é uma consequência de reações consecutivas que permitem recuperar o metal inicial (cobre), ou seja, são seguimentos que têm como inicio e fim o mesmo metal, neste caso o cobre. Temos como objetivo a realização e observação deste mesmo ciclo.
-70485205105Introdução Teórica
00Introdução Teórica
O cobre
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim Cuprum) e tem número atómico 29. É considerado um metal de transição. Encontra-se localizado no grupo 11, 4º período, bloco d da tabela periódica.
É um dos metais industrialmente mais importantes e à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Tem uma coloração avermelhada, é dúctil, maleável e bom condutor elétrico.
Na atualidade é utilizado para a produção de materiais condutores de eletricidade, como fios e cabos e em ligas metálicas (latão e bronze). O Ciclo de cobre Ao longo deste ciclo ocorrem diversas reações, de modo a que se possa obter o cobre inicialmente utilizado, sendo elas: Reações de oxidação – redução
Este tipo de reações ocorre quando ocorrem transferências de eletrões. Neste tipo de reações existem dois tipos de substâncias – o oxidante e o redutor. Oxidante é a espécie química que capta eletrões, isto é, é reduzida, provocando a oxidação da outra espécie química. O redutor é a espécie química que cede eletrões, isto é, é oxidada, provocando a redução da outra espécie química.
Reações ácido-base
Este tipo de reações ocorre entre soluções aquosas de carater ácido e soluções de carater base ou alcalino. Nestas reações forma-se sempre um sal e água.
Reações de precipitação Estas reações com origem de precipitados, são processos químicos em que um dos produtos da reação forma pequenas partículas sólidas que ficam em suspensão na solução. Tendo que determinar o rendimento da atividade,