auditoria
O Que é?
A auditoria governamental tem por finalidade comprovar a legalidade e a legitimidade da gestão orçamentária de entidades supervisionadas pela administração federal. Ela também avalia o uso dos recursos públicos aplicados por entidades de direito privado.É através desse tipo de auditoria que se analisa a execução dos programas de governo, dos contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres.
Areas de Atuação
A auditoria pode ser realizada de forma direta, integrada, compartilhada, subsidiária e indireta. Na direta, é realizada apenas pelo auditor, já na integrada, é feita por mais de uma unidade de auditoria do Sistema de Controle Interno. A compartilhada, por sua vez, integra trabalhos do auditor local e de auditores de uma outra entidade. A subsidiária é feita pela auditoria de cada entidade analisada sob orientação do Sistema, e a indireta é feita por empresas privadas de auditoria, contratadas em caráter supletivo em situações excepcionais.
Pessoas Ligadas A ela
A auditoria governamental abrange atividades ligadas direta ou indiretamente às gestões públicas. Ou seja, estão sujeitos pessoas e entidades mediante tomada e prestação de contas nos seguintes níveis:
Ordenadores de despesas das unidades de administração direta;
Os que entram em contato por meio de arrecadação, gestão ou porte de dinheiro, valores e bens da União;
Os que são assegurados financeiramente pelos cofres públicos que omitirem, perderem, subtraiam, extraviem ou estraguem valores, bens e materiais da× União de sua responsabilidade;
Dirigentes de entidades supervisionadas da administração indireta e unidades da administração direta;
Responsáveis por organizações que trabalhem com direito público ou privado que utilizem contribuições para fins sociais;
Entidades supervisionadas da administração indireta (como autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista, serviços sociais autônomos, entre outros).