ciclo do cobre
Introdução
Uma reação química é a transformação da matéria onde ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. É o processo onde uma substância é transformada em outra (ou outras). Envolve mudanças relacionadas à alteração nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na conversão do tipo de energia entre dois tipos de isômeros. A maneira de preparar a solução para a análise depende da natureza da amostra e do método a ser usado na determinação do constituinte desejado. Portanto, cada reação química tem suas condições próprias que devem ser satisfeitas para que seja possível obter a sua realização.
Resultados e discussão
Parte 1 – O ciclo de cobre
O ciclo de cobre é uma sequência de reações sucessivas que permitem recuperar o metal inicial (cobre), ou seja, são sequências que têm como início e fim o cobre. Na primeira etapa é produzido nitrato de cobre (II) [Cu(NO3)2], para tanto se fez necessário pesar 0,0212g de cobre, adicioná-lo a um tubo de ensaio juntamente com 15 gotas de uma solução a 6 molar de ácido nítrico.
Ao adicionar a solução de ácido nítrico no cobre metálico, após algum tempo observou-se uma coloração verde. Esta reação ocorreu por um processo de oxidação do cobre pelo ácido nítrico. Neste procedimento houve liberação do NO2, considerado tóxico.
Obteve-se nitrato de cobre (II)
Reação de oxidação e redução:
Para que o cobre sofra oxidação, ele deve perder 2e-. A equação parcial de oxidação ou semi-reação de oxidação é a seguinte:
Cu0 → Cu2+ + 2e-
Para que o nitrogênio sofra redução, ele deve ganhar 3e-. A equação parcial de redução ou semi-reação é a seguinte:
N5+ + 3e- → N2+
Adicionando-se cerca de 1mL de água destilada, a coloração tornou-se azul.
Posteriormente, adicionou-se solução de hidróxido de sódio na solução inicial, em seguida foi observado um precipitado