Cobit pmbok
Uma introdução às principais bibliotecas de gerenciamento de projetos de TI
Leonardo Muradas San Martin Reis
Engenheiro Mecatrônico formado pela PUC-MG, com especialização em Engenharia de Software pelo DCC/UFMG e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Ietec. Atualmente trabalha na empresa SIEMENS-VAI.
Resumo
Este artigo tem como objetivo uma introdução às principais bibliotecas de gerenciamento de projetos aplicáveis à projetos de TI, a citar: PMBOK, CMM, COBIT, ITIL e ISO. Para isto, é apresentado um breve histórico sobre cada biblioteca, a aplicabilidade à projetos de TI, como devem ser implantadas, além de modalidades de certificações existentes no mercado.
Os leitores alvo são gestores de TI que possuam pouco conhecimento no assunto e que desejam implantar alguma metodologia de gerenciamento de projetos na sua organização ou em algum projeto isolado. Não é objetivo do artigo aprofundar em nehuma das bibliotecas citadas.
1 - Introdução
Atualmente muito se fala sobre governança corporativa e consequentemente em governança em TI, com diversas metodologias, conjunto de boas práticas e até mesmo leis como a Sarbanes-Oxley (Sarbox) sendo adotadas pelas empresas de maior porte. Bibliotecas de gerenciamento de projetos vêm guiando as empresas do mercado de TI na busca de respostas aos desafios relacionados a investimentos, complexidade tecnológica, ciclo de vida e estratégia do negócio.
Em relação a gerenciamento de projetos existem bibliotecas específicas para a área de TI e outras aplicáveis à qualquer área de negócio. Da mesma forma, existem bibliotecas que tratam especificamente de gerenciamento de projetos, enquanto outras são mais abrangentes e possuem módulos relacionados a gerenciamento de projetos.
Nos próximos ítens serão descritas algumas destas bibliotecas, com o objetivo de apresentá-las a gestores de TI que possuam