Resumo do artigo-Uma revisão dos modelos de gestão em TI
As empresas que queiram se manter atualizadas devem acompanhar periodicamente os avanços da tecnologia, pois a cada dia surgem novidades no mercado que podem ser implementadas na empresa, assim a organização terá que se desfazer daquilo que esta obsoleto e por em operação a tecnologia mais atual.
Os 6 modelos de gestão abordados no artigo, são: BSC (Balanced Scorecard), COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology), ITIL (Information Technology Infrastructure Library), PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e o ISO/IEC 20000.
Todos os 6 modelos citados acima são bons modelos de referência para gestão, porem devem ser implementados de forma séria e responsável pela organização para que se alcancem os objetivos desejados, as empresas não devem aderir aos modelos somente como parte de requisitos e ou obrigações exigidos por clientes, mas sim fazer a implementação e manutenção efetiva.
Para informação adicional, a ISO/IEC 20000 esta se tornando requisito para contratação de prestadores de serviços de TI, hoje se sabe que no mundo apenas 824 empresas tem a certificação, sendo 24 delas no Brasil, essa certificação pode ser adquirida por empresas do setor de TI, mas também por empresas de outro segmento que queiram certificar sua área e ou departamento de TI. -Fonte: http://www.itsmf.com.br/portal.
MODELOS DE GESTÃO EM TI
A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI. Atualmente, administrar uma organização de TI exige a adoção de vários padrões (CobiT, ITIL, CMMI, PMBOK, etc.),
As tecnologias da informação se sofisticam para atender requisitos de integração de