A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES
A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES
Sergio Agnelo1 e Jean Ribeiro2
UNIFACS – Salvador – BA - Brasil
Resumo. O presente artigo enfatiza e apresenta justificativas para a utilização da Tecnologia da Informação e todo o seu ferramental tecnológico de hardware e software para o Gerenciamento do Conhecimento nas instituições. É explicitado um exemplo de como instituições de ensino podem se beneficiar de uma Gestão do Conhecimento bem elaborada e aplicada para a melhoria dos seus serviços e consequentemente do processo ensino-aprendizagem.
Palavras chave: KM, Knowledge Management, Gerenciamento do Conhecimento, ITIL, Sistemas de Gerenciamento, Sistema Integrado de Aprendizagem, Inteligência Organizacional.
1. INTRODUÇÃO
É crescente e cada vez mais premente no mundo corporativo o estudo, construção e manutenção de modelos administrativos baseados na identificação, avaliação, captura e distribuição de todo o conhecimento gerado dentro das próprias instituições ou captado de outras fontes como forma de assegurar a qualidade de produtos e serviços, reduzir custos de produção e treinar/capacitar pessoal (capital humano) e consequentemente como forma de garantir a continuidade dos negócios em face da crescente competitividade corporativa e globalização do mundo dos negócios. Com o advento da internet na década de 90 do século passado, nossa sociedade passou a ser chamada de Sociedade da Informação. Tal denominação foi cunhada com base em dois grandes fatos: Somos uma sociedade que produz informação de forma democrática e somos uma sociedade que se tornou totalmente dependente da circulação da informação e dos chamados “serviços WEB” como e-learning, transações bancárias, comunicação, comunicação instantânea, vídeo conferência, redes sociais, pesquisas científicas e muitos, muitos outros serviços. Porém, como resultado de nos tornarmos a