Coarctação da aorta
Sorocaba 2013
Coarctação da Aorta
Rodrigo Rodrigues Bonini
Sorocaba 2013
A Coarctação da Aorta é um estreitamento que ocorre na aorta, encontra-se um estreitamento da aorta em sua porção torácica descendente. Com isto ocorre dificuldade de passagem do sangue por este estreitamento, causando aumento da pressão nas artérias do cérebro e braços e diminuição da pressão nas víceras e pernas.
Principalmente em recém-nascidos, a presença de Coarctação da Aorta pode ser danosa devido ao baixo fluxo de sangue para os órgãos abdominais e membro inferiores.
Para detectar a Coarctação da Aorta deve ser realizado através de avaliação clínica, e confirmado com Ecocardiograma, auxiliado por Angio-Tomografia ou Angio-Ressonância Nuclear Magnética onde permite a perfeita visualização das veias e artérias do corpo. Eventualmente o Ultra-som fetal pode fazer suspeição que deve ser confirmado logo ao nascimento.
Tipos de Coarctação da Aorta?
A Coarctação da aorta é considerada conforme a faixa etária de apresentação (no recém-nascido ou no jovem), assim como pré ou pós-ductal,ou seja, se antes ou depois do PCA = Persistência de Canal Arterial.
Tratamento:
Em recém-nascidos tem indicação de cirurgia quando existe o Coarctação da Aorta, pode ser realizada em qualquer faixa etária, uma vez diagnosticado o paciente deve ser preparado(utilizar medicações se necessário) para a cirurgia, a cirurgia consiste em permitir que o sangue passe livremente por toda a aorta.
Complicações:
Sangramento, infecção de ferida operatória, lesão de nervo