Coagulação e mistura rapida
Introdução
Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública e com base nisso daremos ênfase no processo de coagulação que nada mais é que a neutralização das cargas negativas das partículas, que faz com que as mesmas se atraiam, promovendo aglomeração, formando partículas maiores, aumentando a velocidade de sedimentação e o princípio que qualquer dispositivo capaz de provocar intensa agitação, turbulência na água, mecanizado ou não, pode ser utilizado para a mistura rápida, como bombas, ressaltos hidráulicos, agitadores mecânicos, vertedores etc. A importância do abastecimento de água deve ser encarada sob os aspectos sanitários e econômicos. O primeiro cuidado que se deve tomar é a da escolha de mananciais, evitando-se rios e lagos contaminados por esgoto e/ou despejos industriais. A quantidade e a qualidade de água a ser a ser utilizada num sistema de abastecimento estão intimamente relacionados às características do manancial. Após isso é preciso construir uma Estação de Tratamento de Água – ETA, composta das seguintes etapas: Mistura rápida e floculação; Decantação ou sedimentação; Filtração; Cloração; Fluoretação; Correção de pH;Alcalinização.
- UTILIZAÇÃO DE POLÍMERO CATIÔNICO COMO AUXILIAR DE COAGULAÇÃO
O produto propriamente dito foi testado em laboratório e apresentou em Jar Test (teste de jarros) resultados satisfatórios. O passo seguinte foi a aplicação do produto na planta que confirmou o ensaio laboratorial e analítico.
4.1 - POC Vegetal
Polímero orgânico, catiônico, biodegradável, de baixo peso molecular, de origem vegetal derivado de fontes renováveis de matéria prima, extratos de casca de acácia negra (floresta de mimosa). Atua como coagulante, floculante e auxiliar de