Mistura r pida ou Coagula 1
A mistura rápida tem a finalidade de dispersar os coagulantes rápida e uniformemente na massa líquida, de tal maneira que cada litro de água a tratar receba aproximadamente a mesma quantidade de reagente no menor tempo possível, já que o coagulante se hidrolisa e começa a se polimerizar em fração de segundo após o seu lançamento na água. Essa dispersão é feita por meios hidráulicos. A prática moderna recomenda o tempo de dispersão igual a um segundo, ou menos, tolerando-se o máximo de cinco segundos. Por isso mesmo, assume grande importância à escolha do ponto de aplicação do coagulante em relação àquele onde se promove a agitação da água.
Coagulação
Nas ETAs, a coagulação é realizada na unidade de mistura rápida, podendo ser hidráulica ou mecanizada, nesta etapa destacam-se mecanismos nos quais se têm a formação do ressalto hidráulico (vertedor Parshall ou retangular), injetores (tubos providos de orifícios) em tubulações forçadas ou em canais de água bruta, câmaras providas de agitadores mecanizados com diferentes tipos de rotores etc (Bernardo, 2002).
Agitador Lento Vertical - Turbina
É um equipamento utilizado para agitação de baixa rotação, devido à ação de sua turbina radial. Utilizado em estações de tratamento de água e efluentes, assim como na dissociação de produtos químicos. É composto de: motoredutor, luva rígida de acoplamento, eixo e hélice tipo radial (turbina). Fabricação: Aço Inoxidável AISI 304/316L ou Aço Carbono ASTM A36.
Agitador Vertical Fluxo Axial
É um equipamento utilizado em estações de tratamento de água e efluentes que requerem uma baixa turbulência. É projetado para trabalho ininterrupto 24h/dia. É composto de: motoredutor, luva rígida de acoplamento, eixo, rotor e base para acionamento. Fabricação: Aço Inoxidável AISI 304/316L ou Aço Carbono ASTM A36.
Agitador Rápido Vertical/Inclinado
É um equipamento utilizado em misturas de soluções químicas (cal hidratada, hipocloritos de sódio etc). É composto