COAGULAÇÃO E MISTURA RÁPIDA
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO
Prof. Luiza Girard
COAGULAÇÃO E MISTURA RÁPIDA
1 INTRODUÇÃO
As águas naturais podem conter uma série de impurezas, destacando-se as partículas coloidais, as substâncias húmicas e os microrganismos em geral. Tais impurezas apresentam geralmente carga superficial negativa, impedindo que as mesmas se aproximem, caso suas características não sejam alteradas.
A coagulação consiste na adição de sais de alumínio e de ferro ou de polímeros sintéticos, com o objetivo de alterar a carga entre as partículas permitindo que elas possam se agregar. Esse processo resulta de dois fenômenos: o primeiro, essencialmente químico, consiste nas reações do coagulante com a água e na formação de espécies hidrolisadas com carga positiva e depende da concentração do metal e do pH final da mistura; o segundo, fundamental mente físico, consiste no transporte das espécies hidrolisadas para que haja contato entre as impurezas presentes na água. O processo é muito rápido, ocorrendo em décimos de segundos e dependem fundamentalmente, do pH, temperatura, concentração de impurezas, etc.
2 CAUSAS DA ESTABILIDADE COLOIDAL
2.1 Estabilização eletrostática
A maioria das partículas na água é carregada eletricamente, sendo a carga normalmente negativa. Para produção dessa carga existem três fonômenos importantes: a) grupos superficiais que reagem com a água e recebem ou doam prótons.
Para os óxidos superficiais como a sílica com o grupo superficial silanol.
Si OH+2 ↔ Si OH + H+
Si OH ↔ SiO- + H+
Para substâncias orgânicas (microrganismos) que contêm o grupo carboxila ou o amino grupo:
COOH
R
NH3
↔
COO+ H+
R
NH3
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO
Prof. Luiza Girard
COO-
COO-
R
↔
+ H+
R
NH3