Coaching
Psicologia Organizacional
Analise do Artigo “O coaching corporativo como ferramenta para maximizar a eficiência dos colaboradores e a produtividade da organização”
O artigo mostra a importância da avaliação à eficácia adaptativa e o estágio de mudança do indivíduo em um programa de coaching corporativo e como esse processo contribui para o aumento da eficiência dos colaboradores e a produtividade da organização. As sociedades passam por grandes mudanças estruturais, sendo envolvidas em um processo de globalização econômica, política e tecnológica que afeta diretamente as estratégias organizacionais e as decisões empresariais. As organizações estão passando por importantes e interessantes processos de transformações nem sempre iniciados dentro da própria estrutura, mas forçados pela necessidade de competir e de sobreviver num mercado dinâmico, globalizado e, principalmente, exigente.
Entre as maneiras de intervenção profissionais existentes utilizadas para as mudanças organizacionais desejadas, existe o coaching. A essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que se aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe a qual lidera.
Quatro representações de etapas do coaching:
• estabelecimento da relação de confiança: deve-se adotar o feedback como prática frequente, e a confiança deve ser nutrida durante todo o processo e não só no início;
• criação da visão de futuro: o coach deve estimular o cliente a sonhar de olhos abertos, expressar quem ele é através dos sonhos e a manter a integridade consigo mesmos.
• revisão da “bagagem de mão”: ou seja, a trajetória de realizações de ambos. É importante que ambos se conheçam muito bem e consigam apontar os pontos fracos, competências e limitações um do outro;
• traçado do plano de ação: após conhecer melhor o cliente o coach poderá ajudá-lo a identificar o gap entre sua visão e a situação atual.
Acreditar nas crenças, valores e metas do