COACHING
INTRODUÇÃO
Este trabalho de conclusão de curso, pioneiro na Universidade Anhembi Morumbi, desenvolvido pelos alunos do MBA de Gestão de Pessoas Liderança e Coaching, ofereceu uma experiência única de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido no decorrer do curso podendo, desta forma, vivenciar a realidade do desenvolvimento de coaching no mercado de trabalho atual. Por meio deste trabalho, os alunos puderam avaliar sua real capacidade de exercer a função de coaching, detectar seus pontos fortes e fracos, para iniciar um desenvolvimento de carreira de forma segura e com sucesso.
8
1 COACHING
1.1 Origem:
O termo coach teria sido introduzido pelos franceses, por volta de 1500. O significado estaria ligado ao sentido da palavra carruagem, pois tem o objetivo de transportar as pessoas de um lado a outro. A maioria das correntes a respeito de coach baseia-se nesta teoria, segundo Ferreira (2008).
Segundo pesquisas, Grant (2003), Grant e Cavanagh (2004) e Zackon (2004) (apud
KRAUSZ, 2007, p. 22 e 23), o desenvolvimento do sentido de coaching evoluiu, podendo ser dividido em três fases:
• 1930 a 1960 - Atividade interna: Coaching era atividade exercida pelo superior hierárquico; formas de treinamentos; desenvolvimento gerencial ou final do período; e desenvolvimento executivo.
• 1960 a 1990 - Rigor Acadêmico: Período em que documentos submetidos à apreciação de pares começam a ser publicados; pesquisas e discussões atendem a um maior rigor acadêmico; as primeiras teses de doutorado são desenvolvidas.
• A partir de 1990 – Ciência aplicada: Crescimento do número de teses, dissertações e artigos acadêmicos a respeito da atividade de coach externo nas organizações.
1.2 Abordagem e desenvolvimento
Há vários estudos com o objetivo de entender a diferença entre mentoring, counseling e coaching. O importante no desenvolvimento do processo de coaching é identificar eventuais restrições que interferem no desenvolvimento profissional do