Coaching - o que é
É uma técnica de questionamento e responsabilização pessoal. “É a mais poderosa ferramenta da actualidade para desenvolver pessoas e organizações. Resulta de métodos comprovados de fácil aplicação para o alcance de metas.
O “coach” (facilitador de coaching) ajuda a descobrir e atravessar a ponte entre os sonhos e as metas das pessoas participantes e a sua realização. O coaching amplia o auto-conhecimento; identifica com clareza o estágio actual, o que se deseja alcançar e como alcançá-lo, levando à acção. O coaching é pragmático: leva a definir objectivos claramente, de forma a torná-los desafiadores e estimulantes. Contribui para que cada pessoa alcance a energia originária dos seus valores mais profundos. Eleva a motivação. Ajuda a eliminar obstáculos. Abre caminho para o alcance de metas através de um plano de acção.
O processo de coaching faz com que o indivíduo seja consciente do que está a fazer com a sua vida. Mostra novas opções e conduz a mudanças positivas e duradouras. Aumenta a auto-confiança. Quebra barreiras de limitação, para que a pessoa possa conhecer e libertar o seu potencial e alcançar a “performance” máxima.
Aplicar o processo de coaching não significa dizer às pessoas o que fazerem. Facilita-lhes o encontrar as suas próprias respostas. Leva em consideração os seus sonhos, objectivos, intenções e valores. Possibilita atingir objectivos como o bem-estar pessoal e afectivo, a competência profissional, etc. Motiva a pessoa a ír além dos seus bloqueios mentais. Permite à pessoa esclarecer e controlar a sua vida, ír além do que acredita ser possível no momento.
O “coach” mais do que ensinar, ajuda a aprender a aprender. Leva a pessoa em causa (o coachee) a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e satisfatória, tendo por objectivo o sucesso daquela.
Lisboa.
SET.