Coaching e Mentoring
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
PROF. JEAN PIERRE MARRAS
HIAGO VAZ
JOAO ZORZELLO
MATHEUS
VINICIUS BOSCOLO
COACHING & MENTORING
Barueri
08/05/2014
Sumário
1. Resumo
Com a concorrência cada vez maior e mais voraz, a busca por uma vantagem competitiva passa a ser não só uma medida para maximizar o lucro, mas também de sobrevivência para certas empresas. Com isto, processos de retenção de talentos e experiência, como o mentoring, passam a ser ferramentas de suporte e alavancagem para a conquista da vantagem competitiva.
O trabalho busca esclarecer os motivos de seu uso em larga escala em praticamente todas as médias e grandes organizações e a evolução de seu significado ao longo dos anos.
Processos como o coaching ajudam a empresa a explorar a capacidade e potencial de seus colaboradores envolvidos no processo como forma de aumentar a produtividade para gerar o que todo administrador procura, aumentar o lucro.
2. Introdução
Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. È diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o “querer fazer”, que explicita o desejo endógeno de realizar (a motivação), e o “saber fazer”, isto é a condição cognitiva e experencial que possibilita ao indivíduo realizar com eficácia aguma coisa (MARRAS, 2011). Os processos de coaching e mentoring buscam alcançar o desempenho humano, um por meio de questionamentos e perguntas que ajudem o indivíduo a conquistar uma meta (coaching) e outro por passar adiante experiência adquirida durante certo tempo que permite a realização de determinada tarefa, meta ou objetivo (mentoring). Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou