Coaching e mentoring
Nos últimos anos o termo coaching passou a ser utilizado dentro das organizações. Este termo, que tem origem no campo esportivo, é utilizado para demonstrar o papel do técnico. A função do coaching é incentivar e ajudar as pessoas a alcançarem melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.
Num ambiente competitivo, as empresas precisam a cada dia, desenvolver meios que facilitem e ao mesmo tempo torne seus profissionais capazes de resolver problemas e lidar com situações difíceis. Mas na maior parte dos casos a pessoa não consegue verificar quais são suas necessidades o que precisa fazer para mudar, e com isso se torna desestimulada para qualquer mudança. Nesse momento surge o coach, uma técnica, onde o coach se torna um facilitador do conhecimento, que faz com que a pessoa consiga desenvolver habilidades, que antes nunca foram imaginadas, identificando talentos e habilidades, em pessoas que às vezes já havia perdido a esperança, a organização consegue identificar lideres.
O coaching é um processo que ajuda a pessoa a sair do poço mais fundo, e enxergar a realidade e a vida que a rodeia, esse processo é muito importante na organização, e pode ser aplicado a qualquer profissional, e traz resultados excelentes na vida das pessoas. Além disso, o coaching é um dos temas mais discutidos atualmente nas organizações e vem representado muito mais do que mero modismo, ou seja, significa uma saída para que as empresas tenham equipes de alta performance, atuando em função dos resultados esperados e adaptando-se às exigências do mercado. Verifica-se que o papel fundamental do coach é o de formar novos líderes, utilizando a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança.
Com isso observa-se que o papel do coaching dentro da organização é muito importante, pois com ele consegue-se desenvolver muitas habilidades nos