Mentoring e Coaching
1. Como podemos conceituar coaching e mentoring?
Pode-se dizer que coaching é um processo que capacita uma pessoa a desenvolver suas habilidades. O coach, a pessoa que instrui outra em sua carreira profissional, não desenvolve pessoas, ele dá a ela as ferramentas necessárias para que ela por si só desenvolva . O processo de mentoring é parecido com o de coaching, mas com algumas diferenças. O mentoring envolve os aspectos profissionais e psicologicos da pessoa, geralmente o relacionamento com o seu “tutor” pode ser mais parecido com o de uma amizade, sem relação alguma com hierarquia além de apoiar a análise e reflexão do individuo na tomada de decisão.
2. Qual é a diferença entre os processos? Quais os objetivos de cada um deles?
A diferença entre os processos é que o tutor no coahing aparece sob um aspecto hierarquico, já no mentoring, ele assume a forma de um amigo, ou seja, num relacionamento horizontal. Também há o fato de que, no coaching, a enfase é mais nos fatos, nas atividades, e o mentoring analisa pessoas sob aspecto psicologico.
O objetivo do coaching é maximizar potenciais e resultados, o mentoring busca a melhoria não somente do profissional, mas também na via pessoal das pessoas, estimula a reflexão e a ampliação da visão.
3. Um gestor pode exercer o papel de coach? E o mentor? Justifique suas respostas.
Um gestor pode sim exercer o papel de coaching em seu ambiente de trabalho, ele pode auxiliar e aconselhar seus subordinados em tarefas e desafios, neste caso, a necessidade da realçao hierarquica do coaching e a necessidade de não ser um relacionamento pessoal é atendida. Por outro lado, um gestor não poderá exercer papel de mentor sob seus funcionarios, pois o mentor é uma pessoa que não tem relação hierárquica com o outro, é um relacionamento mais pessoal, afetivo.
4. Quais são os processos que o coaching e o mentoring podem subsidiar?
O coaching e o mentoring podem ser utilizados