Coach
“A CULTURA DE COACHING E O PAPEL DO LIDER-COACH NAS ORGANIZAÇÕES”
Alunos:
Gabriel Biazotto
Jair Batista
Rafael Bonatelli
Curso de Gestão em Tecnologia da Informação
Fatec Itapira
A CULTURA DE COACHING E O PAPEL DO LIDER-COACH NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
O coaching é muito utilizado no ambiente organizacional em países da América do Norte, da Europa e da Ásia. No Brasil não é muito conhecido, principalmente por ser um tema novo, mas o seu crescimento é constante, especialmente nos grandes centros, onde a busca por palestra, congressos, cursos, artigos, tem a finalidade de promover a formação da prática em diversas finalidades.
Verifica-se que a utilização dessa prática caracteriza-se na interação voltada à facilitação da aprendizagem, ao desenvolvimento de habilidades e a disseminação do conhecimento.
Conceito de coaching
Nos últimos anos o termo coaching passou a ser utilizado dentro das organizações. Este termo, que tem origem no campo esportivo, é utilizado para demonstrar o papel do técnico. A função do coaching é incentivar e ajudar as pessoas a alcançarem melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.
O conceito de coach segundo Krausz é tão antigo quanto à própria humanidade. A autora afirma que Sócrates, por meio de diálogos e questionamentos com seus discípulos, descritos por Platão, e baseado no principio de que a verdade está dentro de nós, praticava um dos métodos de coaching, demonstrando sua eficácia.
Para Chiavenato, quando se trata do termo coaching, pode-se observar que é um relacionamento que envolve duas pessoas – o líder e o subordinado representados pelo coach e o aprendiz o que caracteriza o vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nesse relacionamento, o coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula, impulsiona o aprendiz enquanto este aproveita o impulso e direção para aumentar seu conhecimento, melhorar o que já sabe e